Remoção de material necrótico, tecido desvitalizado, crostas, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, fragmentos de ossos, microrganismos ou qualquer outro tipo de carga biológica de uma ferida com o objetivo de promover a cicatrização da mesma.
⮚ Componente importante no gerenciamento da ferida
Remover tecidos inviáveis; reduzir carga bacteriana; preservar tecidos viáveis e preparar o leito da lesão para a cicatrização.
Antes de proceder o desbridamento é necessário que o profissional avalie, condições clínicas, doenças de base, perfusão sanguínea, condição mental e emocional do paciente e tipo, quantidade e aderência do tecido necrosado.
Contra indicado em paciente em lesão seca em membros isquêmicos, terapia de anticoagulantes, distúrbios hemorrágicos e pacientes em fase terminal.
Remoção por quebra natural do tecido desvitalizado, mantendo meio úmido.
Remoção para aplicação de enzimas proteolíticas facilitam a degradação do tecido desvitalizado.
Consiste na remoção do tecido necrótico através do procedimento cirúrgico, que poderá ser realizado em CC ou á beira do leito, por profissional capacitado. No desbridamento instrumental são utilizados instrumentais cortantes (bisturi e tesoura).
Através de esfregaço, irrigação ou instrumento de corte.
O desbridamento biológico (Maggot-terapia) consiste na utilização larvas esterilizadas colocadas no leito da ferida.
Utiliza-se de uma lâmina de bisturi ou tesoura de Áris afim de remover a necrose que se apresenta na ferida de forma desorganizada.
Utiliza-se de uma lâmina de bisturi para realizar pequenos quadradinhos, indicada em necrose de coagulação. Também utilizada para penetração de substância desbridante.
Utiliza-se uma lâmina de bisturi para descolamento das bordas do tecido necrótico.
Utiliza-se de uma lâmina de bisturi para realizar pequenos quadradinhos, indicada em necrose de coagulação. Também utilizada para penetração de substância desbridante.
Após o descolamento completo das bordas e melhor visão do comprometimento tecidual, inicia-se a retirada da área comprometida, separando-o do tecido íntegro até a remoção de toda a necrose.
Entre em contato com nosso canal de atendimento direto pelo WhatsApp